Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/223
Título: Representação da identidade negra nos livros de literatura infantil
Autor(es): Rufino, Tatiana Cristina Dias
Orientador(es): Ostetto, Lucy Cristina
Palavras-chave: Literatura infantil
Racismo
Identidade racial dos negros
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo central analisar quais e como os livros de literatura infantil adquiridos pela Secretaria da Educação do município de Criciúma, juntamente com a Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de Criciúma (COPIRC) após a Lei n. 10.639/03, abordavam a cultura africana e afro-brasileira em seus textos e ilustrações. O problema partiu da curiosidade de saber como estão sendo constituídos os acervos bibliográficos das escolas municipais com relação à temática afro e se os livros estão condizentes com o que trata a lei 10639/03. Para a coleta de dados foi necessária uma entrevista com a Coordenadora da COPIRC com na qual identificamos os critérios de seleção dos livros. A coordenadora também indicou uma escola para que fosse realizada a identificação e análise dos livros. Os títulos disponibilizados chegaram ao total de 23, e desses 20 foram inicialmente identificados como livros que abordavam a temática africana ou afro-brasileira, ou que traziam personagens negros como protagonista da história. Os livros foram divididos em duas categorias e cada uma delas em duas sub-categorias de acordo com a análise de seus textos e ilustrações: categoria 1: história e cultura africana e afro-brasileira, e desdobrou-se em 1.1 o negro como protagonista em história específica e 1.2 coletânea de contos; categoria 2: Personagens negros em uma leitura contemporânea e brasileira, desdobrada em 2.1 evidência das características étnico-raciais e 2.2 indiferença às características étnico-raciais. A sub-categoria com maior volume e livros correspondeu aquela que apresentou livros onde as características étnico-raciais das protagonistas em uma leitura contemporânea são indiferentes. Desse modo não trouxeram especificidades da cultura africana e afro-brasileira que poderiam ser discutidas e valorizadas, não contemplando assim, o que dispõe a Lei n. 10.639/03.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2010
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/223
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tatiana Cristina Dias Rufino.pdfTCC19,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.