Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2206
Título: A importância da inteligência emocional no desenvolvimento de um líder e sua relação com a satisfação dos colaboradores em uma loja de departamento localizada na cidade de Criciúma – SC
Autor(es): Cargnin, Mariane José
Orientador(es): Corrêa, Paulo de Tarso Ferreira
Palavras-chave: Liderança
Inteligência emocional
Satisfação no trabalho
Emoção
Quociente emocional
Descrição: Monografia apresentada para obtenção do grau de Bacharel no curso de Administração com linha de Formação Específica em Comércio Exterior da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar quais as competências de liderança relacionadas a inteligência emocional que possui o líder e a sua relação com a satisfação dos colaboradores de uma loja de departamentos em Criciúma, SC. Estudar a relação das competências relacionadas com a inteligência emocional é muito importante em razão dos grandes avanços tecnológicos, no aumento da competitividade no mercado de trabalho e das constantes mudanças no ambiente organizacional é cada vez mais imprescindível que os líderes saibam como administrar e controlar suas emoções. Propor esse estudo, trata-se de uma oportunidade para a empresa de esclarecer ao líder quais os aspectos que fundamentalizam a eficácia de uma liderança com base nos parâmetros de inteligência emocional, na qual o mesmo sabendo como e onde aplicá-la, conseguirá fazer com que sua equipe alcance suas metas com satisfação e rapidez. As pesquisas utilizadas foram a descritiva e a de campo, com a aplicação de dois questionários: um para o líder e um para os colaboradores. O primeiro tinha como objetivo identificar o nível do quociente emocional do líder, e o segundo medir o grau de satisfação dos colaboradores. A técnica utilizada foi o censo, pois a população da empresa estudada foi pesquisada em sua totalidade. A abordagem da pesquisa foi quali-quantitativa. Neste trabalho foram analisados alguns temas como liderança, Inteligência Emocional, satisfação e Quociente Emocional. O líder apresentou competências emocionais como auto-regulação, empatia e motivação. Já os colaboradores demonstraram satisfação com relação com seu supervisor, assuntos relacionados a volume, metas e horário de trabalho, além da possibilidade de crescimento na empresa. Através dos resultados obtidos com a pesquisa foram propostas melhorias na comunicação, treinamento e salário.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2013
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2206
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ACE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mariane José Cargnin.pdfTCC1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.