Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2183
Título: Os acidentes nas minas de carvão da região carbonífera de SC (1980-2000) : uma história silenciada pela ideologia do progresso e pelos órgãos de comunicação regional
Autor(es): Felipe, Giovani
Orientador(es): Carola, Carlos Renato
Palavras-chave: Acidentes nas minas
Acidentes de trabalho
Minas de carvão
Mineração de carvão
Historiografia
Descrição: Trabalho de conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Licenciatura e Bacharel no curso de História da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A mineração de carvão está presente na história de Criciúma e na região carbonífera. Um passado que se condicionou a chamar Criciúma a capital do carvão. Uma história e um passado apenas de glórias. A região está marcada pela mineração bem como, pelas perdas fatais e acidentes, neste setor. Existem produções literárias e produções acadêmicas sobre o assunto mineração, questões ambientais, etc. Este trabalho busca identificar, os acidentes na mineração na década de oitenta ao ano 2000, fazendo uma análise das obras e documentos que falam sobre o assunto. Assim, este trabalho tem como objetivo, identificar estes acidentes, analisando de forma historiográfica estudos, livros, documentos e jornais, sobre o carvão da região carbonífera, no Sul de Santa Catarina, no viés do trabalhador. No Brasil assim como em Santa Catarina a história dos acidentes das minas de carvão, é uma história que ainda esta silenciada pela versão otimista da ideologia do progresso.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2013
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2183
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (HIS Licenciatura e Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Giovani Felipe.pdfTCC812,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.