Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2134
Título: Análise da eficiência do sistema de referência e contra-referência na odontologia pública municipal sul catarinense
Autor(es): Martins, Luiz Gustavo Teixeira
Orientador(es): Sônego, Fernanda Guglielmi Faustini
Palavras-chave: Odontologia
Saúde bucal
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Descrição: Monografia apresentada ao Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica / Saúde da Família, da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, para obtenção do título de Especialista na Modalidade de Residência Multiprofissional em Atenção Básica / Saúde da Família.
Resumo: O presente estudo, apresenta como meta, analisar o funcionamento do sistema de referência e contra-referência na Odontologia Pública Municipal, de Criciúma – SC. A escolha do tema surgiu por meio da preocupação sobre a eficiência dessa estratégia na odontologia de Criciúma-SC e a justificativa do tema se dá pela necessidade de se analisar o funcionamento desse sistema. Foram comparados os encaminhamentos realizados por cirurgião dentista que possui pós-graduação, em residência multiprofissional, em atenção básica/Saúde da Família, e aquele que é encaminhado pelo cirurgião dentista que não possui pós-graduação na área, de modo a verificar se há distinção na forma de encaminhamento. A abordagem realizada para a pesquisa é de característica predominantemente quantitativa, por meio de um questionário estruturado, elaborado para investigar junto aos usuários, como é realizada a estratégia de referência e contra-referência de encaminhamentos para a especialidade de endodontia. Esta pesquisa foi do tipo descritivo, transversal e aconteceu nos seguintes locais: Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e nas Estratégias Saúde da Família (ESF) do Paraíso, Ana Maria, Mineira Velha e São Simão. A amostra foi universal (n=40), composta pelo número total de usuários encaminhados a especialidade de endodontia, pelas ESF, como também aqueles que tiveram suas contra-referências realizadas no período de abril de 2011 a julho de 2012. Os que aceitaram participar da pesquisa assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, conforme resolução 196/1996 do Conselho Nacional de Saúde. Os dados obtidos com as entrevistas foram devidamente tabulados, analisados e avaliados pelo programa de estatística SPSS versão 18.0, Windows, utilizando a estatística descritiva para obtenção das porcentagens, média, mínimo, máximo e desvio padrão (DP). Após os resultados foram confirmados conforme a necessidade através do teste Exato de Fisher ou Teste Qui-Quadrado de Pearson para frequência das variáveis categórigas dicotômicas. Para comparar as variáveis quantitativas foi utilizado o teste U, de Mann-Whitney para duas Amostras Independentes para a Comparação entre os grupos. Foi considerada como estatisticamente significativa as questões que obtiveram p<0,05 (*) e p<0,01 (#). Depois de realizados os testes estatísticos, os dados foram transferidos ao software Microsoft Excel versão 2007 para construção de gráficos. Concluiu-se que o grau de eficiência dos encaminhamentos dos usuários da atenção primária para a secundária foi muito satisfatório, onde os usuários foram bem esclarecidos e não tiveram dúvidas em relação ao atendimento no CEO de Criciúma-SC.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Monografia de Curso de Pós-graduação Lato Sensu
Data da publicação: 2013
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2134
Aparece nas coleções:Monografia (SAU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luiz Gustavo Teixeira Martins.pdfMonografia438,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.