Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2113
Título: O imposto único como alternativa à redução da carga tributária brasileira
Autor(es): Candido, Elizandra Salvan
Orientador(es): Possolli, José Luiz
Palavras-chave: Imposto único
Sistema tributário nacional
Reforma tributária
Movimentações financeiras
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente trabalho faz uma sistematização do sistema tributário nacional, desde o período colonial até os dias de hoje, concentrando-se na modificação, por meio da implantação do Imposto Único, analisando sua viabilidade no sistema financeiro Nacional. A proposta do Imposto Único tem como base substituir impostos já existentes por uma alíquota única sobre transações financeiras, de autoria do Professor Marcos Cintra Cavalcanti de Albuquerque, com o Projeto de Emenda Constitucional nº 474/2001. O Imposto Único compõe-se dos conceitos de unificação tributária e de transação monetária, tem como base ou fato gerador o tributo. Há muitos anos já foram apresentados diversos projetos de EC, como a PEC 175/1995 e PEC 233/2008, porém nestes projetos visava-se criar um imposto a mais, e por consequência, uma preocupação para o contribuinte. Em relação a essa proposta de transação monetária, seria possível arrecadar o mesmo montante de tributo em relação ao PIB, sem que haja aumento de impostos, pois a alíquota será muito baixa em relação aos impostos já existentes, então os níveis de sonegação irão diminuir consideravelmente. Sua implantação visa garantir a autonomia financeira dos Estados e Municípios, implicando sua independência financeira por meio de créditos diários em suas respectivas contas, sem nenhuma intermediação. Trata-se de uma proposta em que a simplificação do sistema tributário com a criação de um Imposto único sobre movimentações financeiras aliviará os cidadãos em geral preocupações com o fisco, o qual este poderá concentrar seus esforços para fiscalização dos bancos, já que o mesmo será o mediador e centralizador da arrecadação.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2013
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2113
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elizandra Salvan Candido.pdfTCC917,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.