Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2095
Título: Situação atual do uso das áreas de preservação permanente nas margens do Rio Capivari no perímetro urbano do município de Armazém (SC) e os impactos deste uso
Autor(es): Marcelino, Ingryd Bianchet
Orientador(es): Cunha, Yasmine de Moura da
Palavras-chave: Áreas de preservação permanente
Ocupação irregular
Uso da terra
Impacto ambiental
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado como requisito parcial para obtenção do grau de licenciado e bacharel no curso de Geografia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A proteção das florestas é um fator indispensável para o equilíbrio dos ecossistemas aliado a isso as áreas de preservação permanente exercem uma função importante para o meio ambiente, pois a vegetação existente nas margens fluviais servem como proteção aos recursos hídricos, conservação da diversidade de fauna e flora, e controle da erosão do solo, o que evita ou reduz o assoreamento do canal fluvial. O processo de urbanização sem um planejamento devido bem como a falta de consciência relacionada à preservação ambiental por parte da sociedade acarreta no surgimento de uma série de problemas, como a ocupação desordenada do solo urbano. Esse processo originou a ocupação desordenada do solo no perímetro urbano nas áreas de preservação permanente às margens do rio Capivari no município de Armazém (SC). O presente estudo tem como objetivo geral diagnosticar o uso atual das áreas de preservação permanente (APP) nas margens do rio Capivari, no perímetro urbano do município de Armazém (SC) e os impactos decorrentes deste uso, tendo como objetivos específicos: analisar a legislação ambiental pertinente às APP nos diferentes níveis hierárquicos – federal, estadual e do município de Armazém (SC); espacializar as APP na área de estudo; espacializar e identificar o uso da terra nas APP na área de estudo e identificar os impactos decorrentes do uso da terra nas APP na área de estudo.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2013
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2095
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (GEO Licenciatura e Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ingryd Bianchet Marcelino.pdfTCC3,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.