Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/209
Título: A inclusão do aluno com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade dos anos iniciais da rede municipal de Criciúma
Autor(es): Alamini, Karina Simon
Orientador(es): Castro, Everson Ney Hüttner
Palavras-chave: Relação escola e família
Aprendizagem
Hiperatividade
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Inclusão escolar
Educação inclusiva
Inclusão em educação
Educação especial
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente estudo foi realizado em duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Criciúma, e versa se as atividades de aprendizagem desenvolvidas por professores dos anos iniciais da rede municipal de Criciúma contemplam o aluno TDAH. Por esse motivo acordamos pela realização deste estudo tendo como problemática Como os professores da rede municipal de Criciúma, que tem aluno TDAH em classe, organizam suas aulas? A metodologia utilizada para a efetivação do estudo foi de abordagem qualitativa e exploratória-descritiva, tendo como instrumento de pesquisa a entrevista semi estruturada e observações não participantes, pois compreendemos que estes subsídios e procedimentos deixam evidenciados os resultados obtidos em todo o decorrer do trabalho. Em seguida, analisou-se os dados coletados e podemos assim elucidar algumas conclusões, cuja principal é que é possível a inclusão de alunos TDAH quando escola e família andam juntas.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2010
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/209
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Karina Simon Alamini.pdfTCC184,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.