Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/202
Título: Propriedades mecânicas do concreto com adição de vidro reciclado
Autor(es): Gomes, Carlos Cabreira
Orientador(es): Pelisser, Fernando
Palavras-chave: Concreto
Vidro
Pó de vidro
Reciclagem
Propriedades mecânicas
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC - como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil.
Resumo: A reciclagem é hoje uma das alternativas sustentáveis nos mais diversos setores da indústria, e proporciona a continuidade dos aspectos sociais, econômicos e ambientais. Este trabalho teve como objetivo principal analisar as propriedades mecânicas do concreto com a reutilização de retalhos de vidro, que são as sobras das vidraçarias, em sua maioria provenientes da indústria da construção. Nesse estudo foi utilizado o pó de vidro na composição do concreto, adotando como variável a concentração de vidro adicionado de 0%, 3%, 6% e 9% (referentes à massa peso de cimento). Para análise, foram realizados ensaios de plasticidade, de resistência à compressão e de módulo de deformação por compressão. Com os resultados obtidos nos ensaios de Compressão Axial e de Módulo de Elasticidade por compressão nota-se que a variação entre as amostras com as diferentes adições de vidro ficou próxima à 5% em relação à amostra padrão com 0% de adição. Esta pequena variação mostra a inviabilidade do uso do vidro no que se refere à melhoria das propriedades do concreto, porém sendo alternativa viável para a utilização dos retalhos de vidro.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2011
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/202
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ECI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carlos Cabreira Gomes.pdfArtigo387,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.