Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1980
Título: Avaliação da qualidade do sono em hipertensos cadastrados no programa hiperdia do Rio Maina – Criciúma-SC
Autor(es): Hanus, Juliét Silveira
Orientador(es): Bitencourt, Lisiane Tuon Generoso
Co-orientador: Coelho, Bárbara Lucia Pinto
Palavras-chave: Obesidade
Hipertensão
Apnéia do sono
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para a obtenção do grau de Bacharel no curso de Fisioterapia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O estudo da Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS) tem merecido atenção crescente nos últimos anos, uma vez que vários aspectos não foram ainda suficientemente esclarecidos, sendo que a hipertensão arterial sistêmica (HAS) e a obesidade são estritamente relacionadas a esta patologia. Considerando a alta prevalência de distúrbios do sono em indivíduos hipertensos e com índice de massa corpórea elevada, o presente estudo tem por objetivo avaliar a qualidade subjetiva do sono em hipertensos participantes do programa HIPERDIA. O Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh foi utilizado para identificar a qualidade de sono dos 280 hipertensos estudados e uma anamnese para a obtenção de dados, como peso e altura. Os resultados mostram a forte relação existente entre os indivíduos que utilizam medicação para dormir entre aqueles que não utilizam, quando comparado à qualidade do sono. Nota-se que os dados avaliados estão fortemente relacionados entre si, principalmente no que diz respeito aos fatores associados aos distúrbios do sono.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2012
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1980
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (FIS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Juliét Silveira Hanus.pdfArtigo890,32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.