Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1974
Título: Evolução eletromiográfica do assoalho pélvico com a utilização da eletroestimulação na incontinência urinaria de esforço
Autor(es): Morais, Antonia Jaime Pinto
Orientador(es): Minetto, Ariete Inês
Palavras-chave: Incontinência urinária
Qualidade de vida
Mulheres
Eletroestimulação
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para a obtenção do grau de Bacharel no curso de Fisioterapia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Introdução: A Fisioterapia Uroginecológica é uma das aéreas da fisioterapia que atua no tratamento conservador e individual, nas disfunções urogenitais e anorretais, Segundo a Sociedade Internacional de Continência (ICS) definiu-se recentemente a Incontinência Urinária como sendo qualquer perda involuntária de urina pela uretra, A incontinência urinária é classificada como Incontinência Urinaria de Esforço, Bexiga Hiperativa ou Urge-incontinência, e Incontinência Urinaria Mista. Objetivo: foi de investigar a qualidade de vida através da utilização do Questionário “King`s Health Questionnaire (KHQ)”, das pacientes com incontinência urinaria de esforço, antes e após aplicação da eletroestimulação por meio do Dualpex 961. Materiais e Métodos: a amostra foi composta por 4 mulheres, com média de idade de 44±8,6 anos , com o diagnóstico de incontinência urinaria. Eram pacientes da lista de espera das clinicas integradas da UNESC, Foi utilizado uma avaliação Uroginecológica, inicial com dados de identificação e anamnese completa, foi usado o questionário (KHQ) para a avaliar a qualidade de vida. O protocolo terapêutico através da eletroestimulação com Dualpex, durante 8 sessões, com duração de 30 minutos 2 vezes por semana, no período de 4 semanas, foi utilizado o Teste t de Wilcoxon para a comparação entre os achados na pesquisa antes e após a intervenção. Resultados e Discussão: Através da utilização do questionário de avaliação da qualidade de vida KHQ foi possível observar que as pacientes obtiveram melhoras após a intervenção fisioterapêutica. Conclusão: Através deste estudo foi possível observar que o KHQ é um instrumento de avaliação da qualidade de vida que proporciona demonstrar diversos aspectos sobre a interferência da IU na vida destas mulheres.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2012
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1974
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (FIS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Antonia Jaime Pinto Morais.pdfArtigo1,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.