Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1897
Título: O direito ao aborto como um direito reprodutivo e a inconstitucionalidade da criminalização do aborto: uma análise sob a ótica da Constituição Federal de 1988, Conferência do Cairo e de Pequim
Autor(es): Camargo, Giorgia Jessica Marcilio
Orientador(es): Coelho, Fernando Nagib Marcos
Palavras-chave: Aborto
Direitos reprodutivos
Direitos sexuais
Desigualdade de gênero
Descrição: Trabalho de Conclusão do Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente estudo é dirigido a demonstrar que o direito ao aborto, inerente as mulheres, equivale a direitos reprodutivos regulamentados por normas internacionais, das quais terão maior destaque à Conferência do Cairo e de Pequim. Para tanto, o presente trabalho limitar-se-á, no primeiro capítulo, a discorrer sobre os conceitos de aborto, sob a ótica jurídica, os conceitos de direitos reprodutivos e sexuais e a legislação internacional de proteção aos direitos das mulheres, com maior ênfase na Conferência do Cairo e de Pequim. No segundo capítulo, será tratado sobre a desigualdade de gênero como determinante nas questões de políticas públicas direcionadas as mulheres e, discorrendo brevemente, sobre o histórico da desigualdade de gênero como fator para inviabilizar a aplicação dos direitos humanos das mulheres. Finalizando, no terceiro capítulo será destaque o aborto sobre a perspectiva de direitos humanos.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2013
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1897
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (DIR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Giorgia Jessica Marcilio Camargo.pdfTCC246,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.