Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1782
Título: A inclusão da psicoterapia e da atuação do psicólogo nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS)
Autor(es): Mizejeski, Clarissa Custódio
Orientador(es): Amboni, Graziela
Palavras-chave: Centros de Referência de Assistência Social
Sistema Único de Assistência Social
Psicologia
Psicoterapia
Psicólogos
Descrição: Monografia apresentada ao Setor de Pós-graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, para a obtenção do título de especialista em Saúde Mental.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de valorizar o papel do psicólogo nos Centros de Referência de Assistência Social. Para o desenvolvimento deste trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica com base em referências sobre um breve histórico sobre as Entidades de Assistência Social, sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), sobre os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), sobre o papel do psicólogo, do psicoterapeuta e suas atribuições nas Entidades de Assistência Social. Percebe-se através deste estudo que a importância da atuação do psicólogo nos Centros de Saúde tem papel fundamental na reestruturação social principalmente das classes menos favorecidas. A psicologia está caminhando para este campo de atuação e já vem apontando experiências bem sucedidas sobre novas formas de intervir e planejar ações na atenção básica, mais ainda há muito por fazer. O acesso ao serviço de psicologia possibilitaria uma compreensão da atuação desse profissional, que se ocupa do bem estar humano. Portanto, a atenção do psicólogo não se voltaria somente para o doente mental; mas, sim para toda a população que necessita de orientação e aconselhamento psicoterapêutico. São imprescindíveis, que se repense novas práticas, enquanto profissionais da saúde pública, a partir dos fundamentos que as constituem e que, independente da área, ou abordagem escolhida, na psicologia. Entretanto o cuidado com o ser humano individual ou coletivo se coloque como o princípio para qualquer ação é isso que se espera para uma sociedade mais igualitária e humana.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Monografia de Curso de Pós-graduação Lato Sensu
Data da publicação: 2013
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1782
Aparece nas coleções:Monografia (SAU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Clarissa Custódio Mizejeski.pdfMonografia343,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.