Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1776
Título: Uma abordagem geral sobre governança cooperativa no Brasil
Autor(es): Enns, Paul Gerhard
Orientador(es): Cichella, Edson
Palavras-chave: Governança corporativa
Cooperativas de crédito
Governança cooperativa
Descrição: Monografia apresentada ao Setor de Pós-graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense- UNESC, para a obtenção do título de especialista em Gestão de Cooperativas.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo o estudo da aplicação das melhores práticas de governança corporativa aplicada nas cooperativas de crédito. Conforme praxe deste segmento utiliza-se os termos “governança cooperativa”. A metodologia de pesquisa adotada neste estudo foi uma pesquisa bibliográfica narrativa, utilizando-se de leituras de livros, artigos científicos, legislações, entre outros. O foco principal é o desafio de implementar as mudanças da legislação nas estruturas de governança das cooperativas de crédito, que passa a exigir a segregação de funções entre a diretoria executiva e o presidente e vice presidente do conselho de administração. A legislação em estudo é a lei complementar nº 130, de 2009 e a Resolução Conselho Monetário Nacional nº 3.589, de 2010, sendo que a segregação de funções em estudo é uma das principais práticas recomendadas pelos organismos nacionais e internacionais que estudam o tema.
Idioma: pt_BR
Tipo: Monografia de Curso de Pós-graduação Lato Sensu
Data do documento: 28-Ago-2013
Data do documento: 2013-08-28
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1776
Aparece nas coleções:Monografia (EMP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paul Gerhard Enns.pdfMonografia260,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.