Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1725
Título: Modelo de regressão linear múltiplo para os bairros Comerciário, Michel e São Luiz da cidade de Criciúma, SC
Autor(es): Ramos, Lúcia Zanoni
Orientador(es): Zancan, Evelise Chemale
Palavras-chave: Avaliação de imóveis urbanos
Regressão linear múltipla
Mercado imobiliário
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC - como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil.
Resumo: O objetivo do trabalho foi desenvolver um modelo de regressão linear múltipla para avaliação de terrenos de três bairros do município de Criciúma/SC com base na NBR 14.653/11. Foram considerados três Bairros: Comerciário, Michel e São Luiz. A partir disso, criou-se um modelo, com base na estatística inferencial, que levou em conta variáveis independentes para se chegar ao valor unitário do imóvel. Foram utilizadas 32 pesquisas para o Bairro Comerciário e para o Bairro Michel, e 23 para o Bairro São Luiz. A partir disso, quatro variáveis independentes foram selecionadas: topografia, frente, área total e data do evento. Na análise de sensibilidade da equação gerada, afirmou-se a eficácia do modelo, comparando-se valores ofertados pelo mercado imobiliário com valores calculados para o mesmo terreno. Estes valores apresentaram variação entre -6,15 a 6,97%. Frente a isso, pôde-se considerar que o modelo pode ser apropriado para avaliação de terrenos, que se mostrou compatível com a realidade do mercado imobiliário da cidade de Criciúma, SC.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2013
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1725
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ECI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lúcia Zanoni Ramos.pdfArtigo3,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.