Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/172
Título: Elaboração e aceitabilidade de receitas com biomassa de banana verde
Autor(es): Leon, Tiane Machado de
Orientador(es): Souza, Maria Cristina Gonçalves de
Palavras-chave: Nutrição
Biomassa
Banana verde
Descrição: Trabalho de Conclusão do Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Nutrição da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A biomassa de banana verde é um purê de banana verde que atua como poderoso espessante. É capaz de multiplicar alimentos com uma vantagem, pois por se tratar da fruta verde, não possui gosto e, portanto, não altera o sabor dos pratos em que está sendo adicionada, apenas aumenta o volume com a singularidade de acrescentar vitaminas e sais minerais. O presente trabalho teve por objetivo elaborar receitas com biomassa de banana verde e avaliar a aceitação das mesmas. Foram elaboradas 4 receitas: bolo de chocolate, bolo de milho, brigadeiro e docinho de coco sem glúten e sem lactose onde foram adicionados diferentes quantidades de biomassa de banana verde ao qual utilizou-se apenas a polpa da banana verde. Participaram da pesquisa 143 acadêmicos do curso de Nutrição de uma Instituição de Ensino Superior, da cidade de Criciúma, SC. As amostras foram avaliadas através de um teste de aceitabilidade utilizando a escala hedônica, onde as preparações receberam uma pontuação de 1a 4 (1-Não Gostei, 2-Médio, 3-Gostei e 4-Muito Bom). Na preparação intitulada “Bolo de Chocolate com Biomassa”, foi utilizado aveia e a biomassa de banana verde para aumentar a quantidade de fibras, cálcio e ferro. Na preparação “Bolo de Milho com Biomassa”, foi utilizado a farinha de milho, a biomassa e foi substituído o leite por água , sendo assim uma opção para portadores de intolerância a lactose. Na preparação “Brigadeiro com Biomassa”, foi acrescentado o leite. Na preparação “Docinho sem glúten e sem lactose e com Biomassa” foi acrescentado a receita ameixa para aumentar a quantidade de fibras e amenizar o gosto do leite condensado de soja. Os bolos de chocolate e de milho tiveram o maior índice de aceitação, o brigadeiro e o docinho sem glúten e sem lactose foram os que tiveram o menor índice de aprovação. Os resultados demonstram que as preparações desenvolvidas podem ser recomendadas para o público em geral como também para pessoas que necessitam de um maior aporte de fibras em sua dieta. As preparações como o brigadeiro com biomassa e o docinho sem glúten e sem lactose que não tiveram um bom índice de aceitabilidade, é recomendado que se busquem novas técnicas de preparo, pois é interessante o uso da biomassa na prevenção de várias patologias.
Idioma: pt_BR
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data do documento: 28-Mai-2012
Data do documento: 2012-05-28
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/172
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (NUT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tiane Machado de Leon.pdfTCC1,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.