Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1718
Título: Avaliação experimental da capacidade portante de vigotas pré-fabricadas treliçadas TR 08645 utilizadas em lajes unidirecionais, sujeitas a flexão
Autor(es): Costa, Geovana Rodrigues
Orientador(es): Vargas, Alexandre
Palavras-chave: Flexão (Engenharia civil)
Resistência de materiais
Laje pré-fabricada
Treliças (Construção civil)
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC - como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil.
Resumo: Lajes treliçadas unidirecionais tem seu uso cada vez mais difundido em obras usuais. O seu dimensionamento pode ou não levar em conta a capa de compressão como elemento colaborante no combate à flexão, a chamada seção “T”. O presente trabalho consiste, em avaliar, teórica e experimentalmente treliças do tipo TR 08645, quanto à capacidade portante, através de dimensionamento utilizando as teorias do concreto armado e de ensaio de flexão em quatro pontos, nas hipóteses de considerar ou não a seção “T”. Foram moldados dois grupos com três amostras cada. No grupo “A” as amostras foram moldadas como seção “T” e no grupo B como seção retangular. Os dois grupos foram dimensionados de acordo com a NBR 6118:2007. No ensaio foram analisadas as cargas encontradas para atingir a máxima flecha limite de l/250 também estabelecida pela NBR 6118:2007, e a carga de ruptura do elemento estrutural. Os resultados experimentais comprovaram o resultado teórico, uma vez que as vigotas com seção “T” tiveram um desempenho médio superior em 5,05% para carga quando atingida a flecha limite e 8% na carga de ruptura.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2013
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1718
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ECI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Geovana Rodrigues Costa.pdfArtigo957,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.