Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1711
Título: Auditoria interna como ferramenta da gestão operacional na área de suprimentos de uma empresa metal mecânica
Autor(es): Westphal, Flávia Sotero
Orientador(es): Viana, Marcos Danilo Rosa
Palavras-chave: Sistemas organizacionais
Auditoria interna
Controle interno
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado como requisito parcial para obtenção de grau de Bacharel no Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Devido à forte concorrência entre as empresas dos mais diversos setores, onde cada organização procura promover melhorias que podem proporcionar maior segurança e proteção aos seus bens patrimoniais e financeiros. Além de oferecer a seus clientes serviços e produtos de melhores qualidades. Para que isto ocorra, as empresas devem dispor de sistemas organizacionais eficientes e seguros. A manutenção de controles eficientes e seguros proporciona a administração das sociedades empresárias, independentemente de seu porte, informações gerenciais mais consistentes e precisas. Através de sistemas de controles internos, seguros e eficientes os executivos das organizações podem melhor analisar a efetiva situação de suas empresas. A adoção sistemática dos serviços de auditoria pode determinar um melhor o acompanhamento na obediência das rotinas de trabalho a das políticas administrativas estabelecidas pela alta administração da sociedade. Neste trabalho, apresentou-se a fundamentação teórica sobre a auditoria, de suas normas e procedimentos, além dos aspectos conceituais que envolvem os controles internos. Além disso, para melhor entendimento do presente trabalho, procedeu-se o estudo de caso sobre os procedimentos operacionais desenvolvidos por uma empresa do ramo metal mecânico da região de Criciúma – SC, na área de Suprimentos, que abrange as atividades de Compras, Almoxarifado (estoque de materiais para produção). Na abordagem do estudo de caso consideraram-se as regras estabelecidas pela literatura em comparação com as rotinas de trabalho desenvolvida pelos setores que compõem a área de Suprimento, bem como o roteiro de procedimento aplicável pelas empresas de auditoria, na avaliação de controle interno da área em questão. O resultado da avaliação dos procedimentos operacionais utilizados pela empresa em estudo fez com que levássemos ao conhecimento da administração as situações encontradas e as medidas julgadas necessárias. Isto, com o propósito de estabelecer maior segurança e eficiência aos controles internos e por consequências auxiliar nas tomadas de decisões mais adequadas. A conclusão que se chegou neste estudo é que a empresa possui a necessidade de adequar seus sistemas operacionais na área de Suprimento. Pode-se destacar que os dados coletados e as referencias bibliográficas utilizada neste estudo trouxe grande contribuição ao aprendizado do autor desta obra, bem como melhorias aos processos organizacionais da empresa sob estudo. Evidenciou-se também que os serviços de auditoria interna trazem maior segurança a suas informações contábeis e gerencias que sustentam as tomadas de decisões.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2012
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1711
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Flávia Sotero Westphal.pdfTCC305,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.