Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1609
Título: A prática da educação física no auxilio do controle de sobrepeso e obesidade das crianças das séries primárias do ensino fundamental: estudo de caso na Escola Municipal João Matias
Autor(es): Lopes Junior, Eduardo José
Orientador(es): Stradiotto, Elisa Fátima
Palavras-chave: Obesidade em crianças
Sobrepeso
Educação física
Descrição: Trabalho de Conclusão do Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharelado no Curso de Educação Física da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A obesidade e o sobrepeso são condições através das quais o indivíduo passa a apresentar um peso corporal incompatível com sua altura ou faixa etária. Tal condição, além de gerar dificuldades na realização das tarefas cotidianas e reduzir a auto-estima do indivíduo, pode acarretar problemas de saúde tais como hipertensão, diabetes, problemas nas articulações, entre outros. Em crianças, a obesidade, além de tais problemas, pode levar à uma instalação permanente da condição de obesidade no período adulto. A educação física, enquanto matéria curricular, pode auxiliar na normalização de tal condição, por estimular a prática de exercícios e consequentemente, a queima calórica em crianças. Portanto, o tema deste trabalho foi: A prática da educação física no auxilio do controle de sobrepeso e obesidade das crianças das séries primárias do ensino fundamental: um estudo de caso na escola Municipal João Matias. Como objetivo geral estabeleceu-se: Verificar o grau de sobrepeso e obesidade em crianças das séries primárias do ensino fundamental. Como problema de pesquisa estabeleceu-se: Qual o grau de sobrepeso em crianças das séries primeiras do ensino fundamental? O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de investigar o número de crianças de 5 a 10 anos com obesidade e sobrepeso na escola João Matias de Araranguá – SC, bem como os fatores que influenciam tal realidade. Para tanto, procedeu-se de pesquisa descritiva, com recorte qualitativo, para a construção da base teórica, bem como pesquisa de campo, para entrevistar crianças, professores e familiares das crianças com obesidade e sobrepeso detectados. Após o estudo percebeu-se que tal condição tem extrema influência da família, seus hábitos alimentares e a prática de exercícios em cada casa. Os filhos baseiam-se nos comportamentos dos pais para definirem suas preferências, sejam alimentares ou de comportamento.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2011
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1609
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EDF Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eduardo José Lopes Junior.pdfTCC454,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.