Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1567
Título: Caracterização da atuação do cirurgião-dentista em uma comunidade escolar no município de Criciúma-SC
Autor(es): Oliveira, Simone Silva de
Orientador(es): Ceretta, Renan Antônio
Co-orientador: Ceretta, Luciane Bisognin
Palavras-chave: Escolares
Cirurgiões-dentistas
Estratégia Saúde da Família
Cáries dentárias
Descrição: Monografia apresentada ao Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde Coletiva da Universidade do Extremo Sul Catarinense- UNESC, para a Obtenção do título de Especialista na Modalidade de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/ Saúde da Família.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo identificar a influência do cirurgião-dentista da Estratégia de Saúde da Família em uma comunidade escolar no município de Criciúma. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, quantitativa do tipo descritiva, comparativa e de campo. Participaram da pesquisa 53 alunos. Os exames odontológicos foram realizados nas dependências da escola com um intervalo aproximado de 18 meses. Simultaneamente foi encaminhado aos pais um questionário com 10 perguntas. Os dados iniciais caracterizavam o perfil dos pais como idade, renda, instrução e hábitos de higiene bucal para escovação e fio dental. Posteriormente os dados descrevem o conhecimento e envolvimento dos pais na saúde bucal dos filhos no questionamento sobre auxílio na higiene, consultas com dentista na unidade de saúde; motivação e término de tratamento, melhora nos hábitos de higiene bucal, recebimento de kit odontológico, visita domiciliar, percepção de problemas bucais e fatores causadores de cárie. Os resultados da pesquisa apontam uma população jovem, com baixo nível de instrução e consequentemente baixa renda mensal, que refere, na sua maioria, participação na higiene diária dos filhos. Embora a maioria aponte a má escovação e cárie como principal causa de cáries e problema de saúde bucal respectivamente, pouco mais da metade faz consultas na unidade de saúde para procedimentos restauradores com baixo índice de término do tratamento. Apesar disso percebe-se uma melhora na saúde dos alunos associada às consultas odontológicas, ao recebimento do kit odontológico e a participação nas atividades educativas. O estudo conclui que apesar do aspecto positivo da participação deste profissional em ambiente escolar é preciso envolver de forma mais pessoal e definitiva aos pais ou responsáveis como aliados no processo de conhecimento e intervenção na doença cárie.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Monografia de Curso de Pós-graduação Lato Sensu
Data da publicação: 2012
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1567
Aparece nas coleções:Monografia (SAU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Simone Silva de Oliveira.pdfMonografia887,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.