Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1564
Título: Efetividade do programa nacional de controle do tabagismo em um município da região sul de Santa Catarina
Autor(es): Darolt, Sandra Dominguini
Orientador(es): Birolo, Ioná Vieira Bez
Palavras-chave: Tabagismo
Doenças crônicas
Educação em saúde
Descrição: Monografia apresentada ao Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde Coletiva da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, para a obtenção do título de Especialista na Modalidade de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família.
Resumo: O tabagismo é considerado doença crônica devido à consequência da dependência da nicotina. Ações do Programa Nacional de Controle do Tabagismo são necessárias para a prevenção de complicações. Existem atividades de educação em saúde, voltadas para a redução do uso do tabaco, entre elas, o Grupo de Controle do Tabagismo (GCT) desenvolvido na rede de atenção à saúde. Esta pesquisa tem o objetivo de avaliar a efetividade dos grupos de educação em saúde do Programa Nacional de Controle do Tabagismo em um município do Sul de SC, com abordagem qualiquantitativa do tipo descritiva, transversal, retrospectiva e de campo. Para coletar os dados utilizou-se a entrevista semiestruturada e questionário. Participaram da pesquisa os responsáveis pelo programa e os participantes dos GCT dos anos de 2007 a 2011. A análise dos dados qualitativos foi realizada com a técnica de análise de conteúdo e a análise dos dados quantitativos com o SPSS. Respeitaram-se os aspectos éticos segundo a resolução 196/1996. Participaram desta pesquisa 16 profissionais de saúde que atuaram diretamente na condução dos GCT, estes afirmaram que a motivações para realizar a capacitação e conduzirem os GCT são provenientes de: convites da secretaria de saúde; demanda reprimida e, crença na necessidade de erradicação do tabaco, enquanto as facilidades são: Apoio multidisciplinar, Formatação do GCT; Características do condutor e dos participantes, já as dificuldades são principalmente de acesso. Realizou-se contato telefônico com 167 participantes, dos quais, 52 cessaram com o tabagismo por mais de 06 meses; 72 concluíram o GCT e não cessaram com o tabagismo por pelo menos 6 meses e; 43 evadiram do GCT. Os motivos de não conseguir cessar o uso do tabaco está diretamente ligado a problemas familiares, transtornos de ansiedade e alimentares. Salienta-se a importância da educação em saúde como estratégia contínua, pois se trata de uma condição crônica e como tal deve ser enfrentada. Com isso, propõe-se a continuidade das ações em grupo como apoio e direcionamento para vencer as dificuldades que individualmente são mais difíceis.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Monografia de Curso de Pós-graduação Lato Sensu
Data da publicação: 2012
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1564
Aparece nas coleções:Monografia (SAU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sandra Dominguini Darolt.pdfMonografia1,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.