Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1557
Título: Determinação dos parâmetros físicos e mecânicos dos solos da Formação Palermo e Rio Bonito do município de Criciúma-SC
Autor(es): Rostirolla, Rafael Casagrande
Orientador(es): Santos, Adailton Antônio dos
Palavras-chave: Solo
Formação dos solos
Formação geológica
Subleito
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC – como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo determinar os parâmetros físicos e mecânicos dos solos da Formação Palermo e Rio Bonito, do município de Criciúma-SC. Para isto coletou-se amostras em várias ruas do município, as quais foram submetidas a ensaios de caracterização física (Granulometria por peneiramento, LL e LP) e mecânica (Compactação, ISC e expansão) no Laboratório de Mecânica dos Solos (LMS), da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). A análise estatística dos parâmetros físicos e mecânicos obtidos nos ensaios, demonstrou que os solos da Formação Palermo e Rio Bonito são predominantemente finos (A4, A6 e A7). Sendo, os do grupo A7 (40,96%) predominantes na Formação Palermo e o A4 (41,94%) na Formação Rio Bonito. Em termos de comportamento físico e mecânico, constatou-se que os solos finos das Formações objetos de estudo, apresentam comportamentos semelhantes. E verificou-se que os solos das duas Formações atendem as exigências do DNIT (DNER-PRO 277/97, p. 06), para camada de subleito.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2012
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1557
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ECI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rafael Casagrande Rostirolla.pdfArtigo880,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.