Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1473
Título: Estilo de vida de ex-atletas de alto rendimento após aposentadoria
Autor(es): Velho, Cledison Ribeiro
Orientador(es): Medeiros, Cleber de
Palavras-chave: Aptidão física do atleta
Rendimento esportivo
Estilo de vida
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Educação Física da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A presente pesquisa aborda os conceitos fundamentais da qualidade de vida, demonstrando também a importância para indivíduos que são e foram atletas de rendimento, levando em consideração as questões de saúde e bem estar para tal treinamento. A proposta do estudo foi verificar a qualidade de vida de ex-atletas profissionais aposentados do Criciúma Esporte Clube após encerramento dos treinos de rendimento. O presente estudo teve como característica uma pesquisa de campo, foi utilizado um questionário do perfil individual do estilo de vida do bem estar, para investigar o estilo de vida de ex-atletas, juntamente o percentual de gordura através de dobras cutâneas. A população contou com ex-atletas do criciúma esporte clube já aposentados, relação de jogadores tirada de arquivos do museu do próprio clube. A amostra foi determinada de modo intencional por ex-atletas do esporte clube criciúma que participaram da Copa do Brasil em 1991 por adesão em responder a pesquisa. De acordo com os resultados obtidos através dos dados tirados do questionário utilizado, do perfil de estilo individual de Nahas (2000), observou se que o grupo em geral se caracteriza como não sedentário, e tem se uma boa alimentação diária, ainda de acordo com os resultados, o grupo apresentam conhecimento sobre seus niveis de colesterol e sua pressão arterial, procuram ser ativos em sua sociedade e gostam de se relacionar uns com os outros, tendo em vista também seus niveis de stress estão de acordo como uma boa condição de qualidade de vida. Foi tambem analisado o percentual de gordura dos participantes do estudo utilizando o método proposto por Faulkner, a partir de quatro dobras cutâneas (Triciptal; Subescapular; Supra Ilíaca e Abdominal). A partir da análise dos resultados obteve-se uma média do percentual de gordura de 16,2. É concluído que a correlação entre o estilo de vida e com os resultados do percentual de gordura, mostrou uma media muito boa, sendo que o perfil de estilo de vida de cada um correspondeu às evidências na avaliação do percentual de gordura deixando o grupo numa media (16,2%, normal) favorável a sua média de idade (49,4), isto se dá apenas pelo conhecimento de hábitos alimentares e o não abandono dos exercícios físicos.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2012
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1473
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EDF Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cledison Ribeiro Velho.pdfTCC443,48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.