Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1466
Título: Perfil antropométrico de jogadoras de futsal, com idade entre 13 a 16 anos, participantes das olimpíadas escolares de Santa Catarina no ano 2012
Autor(es): Silva, Aline Rita Ramos da
Orientador(es): Alvarez, Bárbara Regina
Palavras-chave: Futsal feminino
Composição corporal
Antropometria
Atletas
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau Bacharel no curso de Educação Física Bacharelado da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente estudo tem como finalidade analisar o perfil antropométrico de jogadoras de futsal participantes das Olimpíadas Escolares de Santa Catarina (OLESC) no ano 2012. O futsal, é uma modalidade de grande repercussão em âmbito mundial, o Futebol/Futsal representa uma importante ferramenta de trabalho, podendo ser utilizado como estratégia em várias funções desempenhadas pelo profissional de Educação Física. O presente estudo tem como Problema: Qual é perfil antropométrico das meninas praticantes de futsal na OLESC no ano de 2012. Objetivo geral: verificar o perfil antropométrico das atletas praticantes de futsal nas Olimpíadas Escolares de Santa Catarina. Objetivos específicos: caracterizar a amostra quanto aos aspectos antropométricos: idade, peso, estatura, espessura das dobras cutâneas (tríceps, subescapular, supra-ilíaca, abdominal, coxa e perna medial); estimar o percentual de gordura e Índice de Massa Corporal. Levantar informações quanto ao treino: tempo e número de vezes que treinam por semana, tempo de cada sessão, se recebem bolsa e qual o tipo. Identificar a existência de uma correlação com as características do treino e a composição corporal. Este estudo caracterizar-se-á tipo descritivo de corte transversal com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 68 atletas, com idade entre 13 e 16 anos. A massa corporal e a estatura foram mensuradas para o cálculo do Índice de Massa Corporal. Também foi realizada a mensuração das dobras cutâneas tríceps, subescapular, supra-ilíaca, abdominal, coxa e perna medial. O percentual de gordura corporal foi calculado por meio da equação de Boileau et al. Conclusões e resultados: Média de percentual de gordura de todas as equipes foi moderadamente alta, estando no valor de 26,77%; A maioria das jogadoras treina a mais de 3 anos; 3 a 5 vezes por semana é o número de treino geral das equipes; O maior percentual de atletas não recebe ajuda de custo e as que recebem, recebem transporte.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2012
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1466
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EDF Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aline Rita Ramos da Silva.pdfTCC572,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.