Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1450
Título: Evidenciação contábil de ativos intangíveis: um estudo em duas empresas catarinenses pertencentes ao setor cerâmico de revestimentos
Autor(es): Carradore, Kellen R. T.
Orientador(es): Ritta, Cleyton de Oliveira
Palavras-chave: Demonstrações contábeis
Evidenciação contábil
Bens incorpóreos
Ativos intangíveis
Descrição: Monografia apresentada ao Setor de Pós-graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, para a obtenção do título de especialista em MBA em Gestão Estratégica de Finanças e Controladoria.
Resumo: Frente às novas práticas contábeis referentes aos ativos intangíveis, este estudo tem como finalidade verificar as evidenciações sobre os ativos intangíveis nas demonstrações contábeis de duas empresas catarinenses pertencentes ao setor cerâmico no período de 2007 a 2011. A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa por meio de análise documental das demonstrações contábeis das companhias investigadas. Os resultados demonstraram um quadro evolutivo da evidenciação dos intangíveis, uma vez que, inicialmente em 2007, não eram divulgados e com o passar do tempo verificou-se que além da divulgação, teve uma melhora na qualidade das explanações encontradas nas notas explicativas. Os ativos intangíveis mais divulgados pelas companhias foram: direito contratual, softwares, marcas e patentes. Os ativos intangíveis representaram um pequeno percentual em relação ao ativo total das duas companhias analisadas. As práticas contábeis de evidenciação mostraram que os demonstrativos contábeis estão se adequando as alterações da legislação com uma crescente melhora na qualidade das informações apresentadas. Conclui-se que os ativos intangíveis nas empresas investigadas estão vinculados a atividade fim, agregando valor às companhias. Observa-se, também, que os ativos intangíveis são recursos estratégicos para as companhias e fonte de vantagens competitivas, pois proporcionam benefícios econômicos futuros. Portanto, a evidenciação contábil é de suma importância, pois viabiliza a compreensão e análise do desempenho econômico-financeiro das entidades, bem como auxilia a tomada de decisões.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Monografia de Curso de Pós-graduação Lato Sensu
Data da publicação: 2012
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1450
Aparece nas coleções:Monografia (EMP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kellen R. T. Carradore.pdfMonografia384,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.