Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1379
Título: Obstáculos para a implantação e efetivação de uma cooperativa de catadores de material reciclável no município de Criciúma – SC
Autor(es): Pereira Junior, Evanisio
Guadagnin, Mário Ricardo
Palavras-chave: Coleta seletiva de lixo
Gerenciamento de resíduos
Resíduos sólidos urbanos
Aspectos sociais dos Coletores de materiais recicláveis
Citação: PEREIRA JUNIOR, Evanisio; GUADAGNIN, Mário Ricardo. Obstáculos para a implantação e efetivação de uma cooperativa de catadores de material reciclável no município de Criciúma - SC. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL. 6., 2008. Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: ABES, 2008.
Resumo: A gestão compartilhada dos resíduos sólidos através da coleta seletiva realizada por associações ou cooperativas de catadores, denominada coleta seletiva solidária, tem se tornado a alternativa mais viável para solucionar parte dos problemas ambientais decorrentes do gerenciamento inadequado dos resíduos sólidos urbanos e dos problemas sociais decorrentes do mercado informal da catação. A ATMAR – Associação dos Trabalhadores em Materiais Recicláveis, localizada no município de Criciúma, realiza essa atividade desde 2005 buscando reduzir a exclusão social, gerando renda e enfrentando problemas que dificultam a sua efetivação quanto cooperativa e a sua sustentabilidade financeira. Problemas estes que estão intrínsecos ao próprio perfil sócio-econômico do catador e a inexistência de políticas públicas municipais voltadas para a problemática dos resíduos sólidos.
Idioma: pt_BR
Tipo: Trabalhos apresentandos em eventos
Data do documento: 14-Jan-2013
Data do documento: 2013-01-14
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1379
Aparece nas coleções:Trabalhos Apresentados em Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Obstáculos para a implantação e efetivação de uma cooperativa.pdfArtigo559,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.