Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1373
Título: Conhecer para integrar como alternativa para quebra de relações de dependência dos catadores de materiais recicláveis
Autor(es): Guadagnin, Mário Ricardo
Tuon, Juliana
Pescador, Grasiela Mendes
Ballmann, Cláudio
Monsani, Mariano José
Palavras-chave: Aspectos sociais dos Coletores de materiais recicláveis
Gerenciamento de resíduos
Citação: GUADAGNIN, Mário Ricardo et al. Conhecer para integrar como alternativa para quebra de relações de dependência dos catadores de materiais recicláveis. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL. 5., 2006. PORTO ALEGRE. Anais... Porto Alegre: ABES, 2006.
Resumo: O consumo desregrado e o desperdício geram um volume de resíduos descartados no meioambiente. O tratamento e a disposição final ocorrem de forma inadequada e inapropriada na maioria dos municípios brasileiros contaminando os recursos naturais resultando em aspectos e impactos ambientais negativos à qualidade de vida. Em função dos agravantes ambientais relacionados aos resíduos sólidos tanto na geração como no descarte, é necessária uma mudança cultural profunda de hábitos de consumo da sociedade para que o material a ser rejeitado retorne ao ciclo produtivo, economizando energia e recursos naturais. Muitos cidadãos desempenham um serviço com grande responsabilidade ambiental, mesmo desconhecendo os benefícios que proporcionam ao meio ambiente e sociedade: os catadores de materiais recicláveis. No entanto estes atores urbanos se “vestem e revestem” de diferentes olhares: sociais, econômicos e ambientais interligados, ma que ainda requerem da sociedade consumista maior visibilidade e reconhecimento pelo seu trabalho.
Idioma: pt_BR
Tipo: Trabalhos apresentandos em eventos
Data do documento: 14-Jan-2013
Data do documento: 2013-01-14
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1373
Aparece nas coleções:Trabalhos Apresentados em Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Conhecer para integrar.pdfArtigo96,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.