Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1349
Título: Avaliação da toxicidade do efluente do lavador de gases de olaria, utilizando os bioindicadores: Lactuca sativa, Allium cepa L. Artemia sp. E Eisenia foetida
Autor(es): Borges, Cacilda
Orientador(es): Ricken, Claudio
Palavras-chave: Resíduos industriais
Indústria cerâmica
Agentes tóxicos
Cerâmica vermelha
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Extremo Sul Catarinense, Unesc.
Resumo: A geração de efluentes industriais tem sido uma grande preocupação para a proteção do meio ambiente, muitos não tem características definidas e, não possuem padronização para reuso e descarte. Associando os efeitos negativos que os efluentes acarretam na natureza com a carência de estudos realizados com organismos aquáticos e terrestres, foi o que motivou o desenvolver do presente trabalho, pois os bioensaios tem se mostrado uma ferramenta de grande valia na identificação da presença de substâncias tóxicas encontradas nos efluentes. Para a realização deste trabalho foram coletadas amostras do efluente de uma olaria, gerado pelo uso do equipamento de lavador de gases o qual é utilizado para reduzir os contaminantes atmosféricos emitidos pela combustão de insumos no processo produtivo das cerâmicas. Como forma de caracterizar o efluente foram realizadas análises dos parâmetros físico-químicos de pH, DBO, DQO, fenóis, sólidos sedimentáveis, sólidos suspensos totais, sólidos totais, sulfatos (enxofre), sulfetos e nitratos. As análises toxicológicas foram realizadas nos efluente filtrado e não filtrado e testados em bioindicadores Artemia salina sp.(microcrustáceo), Allium cepa L.(cebola), Eisenia foetida (minhoca) e Lactuca sativa (alface). Nas análises físico-químicas foram detectadas concentrações elevadas nos parâmetros fenóis e sulfetos, em relação aos valores orientadores definidos pelas legislações vigentes, estando os demais parâmetros em conformidade com as legislações. Não foi verificada toxicidade do efluente para os organismos bioindicadores em relação às duas amostras coletadas, salvo para o bioindicador Allium cepa no parâmetro de comprimento da maior raiz (mm), onde a amostra (A) do efluente (NF) e (F), demonstrou diferenças significativas nas médias comparadas, comprovando toxicidade do efluente estatisticamente pelo teste Tukey. Igualmente para os testes de fitotoxicidade com o bioindicador, Lactuca sativa, o efluente (NF) da amostra (A), comprovou toxicidade ao parâmetro comprimento da raiz (mm), comprovado por meio do teste Tukey. Presume-se que os resultados mostraram evidências da necessidade de contínuas pesquisas, com outros bioindicadores, com maior número de réplicas e, com números significativos de amostras, em um período de no mínimo doze meses consecutivos, para um resultado mais esclarecedor sobre a toxicidade ou não do efluente.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2011
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1349
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EAM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cacilda Borges - Anexos.zipAnexo TCC66,13 kBArquivo ZIPVisualizar/Abrir
Cacilda Borges.pdf.pdfTCC2,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.