Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1270
Título: Implantação de programa de gerenciamento de resíduos sólidos: estudo de caso em empresa do setor cerâmico
Autor(es): Borges, Ramon Ugioni
Orientador(es): Redivo, Rosimeri Venâncio
Palavras-chave: Gerenciamento de resíduos sólidos
Auditoria
Inventário de resíduos sólidos
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado como requisito parcial para obtenção do grau de Engenheiro Ambiental no curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: As empresas em cada segmento são caracterizadas por gerarem diversos tipos de resíduos sólidos com características nocivas ao ser humano e com grande potencial de degradação da qualidade ambiental. Sob esse contexto, o trabalho é focado na implantação de um Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS de forma que seja realizado o gerenciamento adequado, desde a geração no processo produtivo até a disposição final ambientalmente correta, observando a legislação ambiental, normas regulamentadoras e documentos expedidos pelo órgão ambiental competente. A direção percorrida para atingir a implantação do PGRS permeou pela realização do diagnóstico ambiental da situação atual da empresa, elaboração do check list de auditoria, auditoria ambiental propriamente dita, avaliação da auditoria ambiental e apresentação do diagnóstico ambiental à direção e supervisores. Nas etapas de implantação do PGRS, foi elaborado o inventário de resíduos sólidos, qualificação e quantificação dos coletores e check list de avaliação do PGRS que ocorreram paralelamente à realização do diagnóstico ambiental. Posteriormente ocorreu a realização de treinamentos com os colaboradores, que foram fundamentais para conscientização ambiental e participação ativa na coleta seletiva. O gerenciamento adequado dos resíduos proporcionará a empresa grande parcela de contribuição para uma futura certificação no âmbito da gestão ambiental. Por fim, propôs-se a empresa a construção de uma central de resíduos de acordo com as normas da ABNT NBR 12235/1992 e ABNT NBR 11174/1990 para o armazenamento de resíduos perigosos, inertes e não-inertes, respectivamente, bem como o encaminhamento dos mesmos a empresas que possuam licença ambiental para disposição final ou reciclagem, além, de registrar através de controle interno toda movimentação. Para fortalecimento do PGRS recomenda-se a empresa integrar o check list de avaliação do PGRS no programa 5S em vigência, propiciando condições para manutenção e fortalecimento no gerenciamento de resíduos sólidos.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2011
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1270
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EAM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ramon Ugioni Borges.pdfTCC5,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.