Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1266
Título: Relação entre a qualidade do ar e possíveis efeitos à saúde : estudo de caso: comunidade do Rio Carvão, Urussanga – SC
Autor(es): Mondo, Laise Savi
Orientador(es): Pavei, Paula Tramontim
Palavras-chave: Poluição do ar
Doenças respiratórias
Doenças cardiovasculares
Saúde
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado como requisito parcial para obtenção do grau de Engenheiro Ambiental no curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O ar é um elemento indispensável para a vida, uma vez que não se pode deixar de respirar, porém, talvez pelo fato de ser abundante e invisível, não recebeu muito atenção pelo homem por muitos anos. Após episódios críticos de poluição atmosférica no início do século XX, iniciaram-se o desenvolvimento de estudos epidemiológicos e experimentais que identificassem os principais poluentes e suas respectivas repercussões sobre a saúde humana. Constata-se que o lançamento de poluentes na atmosfera tem se intensificado devido à presença cada vez maior dos automóveis e indústrias, grandes fontes poluidoras. Estes por sua vez, junto com demais fatores, como sociais, econômicos e biológicos, têm sido uma das principais causas de problemas respiratórios e cardiovasculares em seres humanos. Estudos demonstraram a ocorrência de morbidade mesmo em concentrações abaixo dos padrões de qualidade do ar. É devido a este fato, que este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo analisar a relação entre qualidade do ar e possíveis efeitos na saúde humana, observados na comunidade de Rio Carvão, município de Urussanga, SC. O desenvolvimento do trabalho foi realizado através de pesquisas bibliográficas; definição e análise da área de estudo; avaliação das condições de saúde da comunidade através da aplicação de questionário in loco; levantamento do número de internações hospitalares da comunidade em questão e demais bairros; levantamento das internações hospitalares através do Departamento de Informática do SUS – DATASUS, da cidade de Urussanga, cidades vizinhas e também do estado de Santa Catarina; e identificação das fontes com potencial poluidor atmosférico instaladas na comunidade. Na análise de dados, percebeu-se que a média de internações da área de estudo, bairro Rio Carvão, alcançou o maior índice em relação com as demais localidades do município analisado, o que pode ter relação com a presença de potenciais fontes de emissões de poluentes atmosféricos instaladas na região. Na comparação das cidades, Urussanga consta um número de internação por doenças respiratórias e cardíacas abaixo dos demais índices verificados em outros municípios da região da AMREC e do estado de Santa Catarina. De fato não se pode confirmar uma relação direta entre os problemas de saúde enfrentados pela comunidade com a deterioração da qualidade do ar, pois não se realizou um monitoramento da qualidade do ar na região e nem estudos relacionados com a dispersão de poluentes, porém apresentaram-se indícios desta relação, o que no mínimo levanta a necessidade de que sejam realizados estudos mais aprofundados sobre o tema.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2011
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1266
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EAM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Laise Savi Mondo.pdfTCC3,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.