Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/12118
Título: Ensino de matemática para estudantes com altas habilidades/superdotação: uma análise dos métodos e materiais utilizados na educação básica
Autor(es): Rossa, Karina
Orientador(es): Cardoso, Eloir Fátima Mondardo
Palavras-chave: Educação Matemática
Altas habilidades/superdotação
Inclusão escolar
Ensino Básico
Teoria Histórico-Cultural
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do Grau de Licenciado no Curso de Matemática da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente trabalho investigou se os métodos e materiais de ensino utilizados nas aulas de Matemática atendem às necessidades específicas de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) na Educação Básica. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter descritivo, foi desenvolvida por meio da aplicação de um questionário com estudantes identificados com AH/SD, de uma Organização da Sociedade Civil (OSC), do município de Criciúma – SC, com o objetivo de compreender suas percepções sobre as práticas pedagógicas adotadas, os recursos utilizados e as oportunidades de aprendizagem oferecidas pela escola. Os resultados apontaram que, apesar dos avanços legais e das políticas de inclusão, o ensino de Matemática ainda não contempla plenamente as potencialidades desse público. Os participantes demonstraram elevado interesse pela disciplina, facilidade em compreender conceitos e disposição para desafios, mas relataram falta de tarefas diferenciadas, ausência de compactação curricular e pouca oportunidade de participação em decisões e discussões em sala. A análise, fundamentada na Teoria Histórico-Cultural e no Modelo dos Três Anéis de Renzulli, evidenciou que a escola apesar de suas iniciativas, não tem alcançado o enriquecimento cognitivo necessário para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores de estudantes com AH/SD. Conclui-se que é necessária a implementação de práticas pedagógicas inclusivas que coloquem os estudantes em situação de investigação e busca pelo conhecimento, o que favoreça sua participação ativa no processo de aprendizagem, bem como a formação docente voltada ao atendimento das necessidades de estudantes com AH/SD.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2025
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/12118
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (MAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.