Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/12084
Título: Meu boi dourado: a arte DEF e a cultura popular
Autor(es): Souza, Lidiane de
Orientador(es): Engroff, Luiz Gustavo Bieberbach
Palavras-chave: Boi de Mamão
Teatro
APAE
Artista DEF
Protagonismo
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel em Teatro no curso de Teatro da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso relata a experiência de criação do grupo de Boi de Mamão da APAE de Içara (SC), explorando o folguedo como forma de acesso e valorização da cultura popular catarinense. A pesquisa apresenta brevemente um histórico do Boi de Mamão, traçando paralelos com o teatro de rua e o teatro de animação, especialmente no que diz respeito à presença do corpo, à musicalidade e à manipulação de bonecos. Por meio de uma abordagem qualitativa e bibliográfica, descrevo o processo de construção coletiva que envolveu oficinas formativas, confecção de personagens, ensaios e a apresentação final, evidenciando o protagonismo artístico da pessoa com deficiência. O estudo parte da seguinte questão: De que forma a participação do artista DEF no Boi de Mamão reforça a resistência cultural e amplia as possibilidades de representatividade dentro da arte popular? A partir disso, destaco a potência das artes cênicas no desenvolvimento social, emocional e criativo dos participantes, reforçando a importância de reconhecer o artista DEF como agente criador e culturalmente ativo.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2025
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/12084
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (TEA Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lidiane de Souza.pdf12,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.