Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/12031
Título: Análise de resultados das culturas de inverno em Santa Catarina no período de 2019 a 2023
Autor(es): Vieira, Davi Henrique Cruz
Orientador(es): Cittadin, Andréia
Palavras-chave: Gestão de custos
Contabilidade rural
Agricultura
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: No contexto brasileiro o agronegócio representa importância significativa tanto para a economia como para geração de emprego e renda e, sobretudo, na garantia da segurança alimentar. Para que as atividades agrícolas sejam lucrativas os produtores rurais precisam estar atentos a diversos fatores que influenciam nos resultados, como as mudanças climáticas, produtividade, preços de mercados, entre outros. Dessa forma, é preciso buscar alternativas para reduzir custos, melhorar processos para otimizar resultados. Este trabalho tem como objetivo analisar os resultados dos principais produtos agrícolas cultivados nas safras de inverno em SC no período de 2019 a 2023. A pesquisa enquadra-se como descritiva, como abordagem quantitativa e qualitativa, fundamenta-se em dados secundários provenientes de fontes oficiais disponibilizadas pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Cepa), da EPAGRI, além de entrevistas com profissionais da instituição. Após a coleta os dados foram sistematizados para análise em planilhas eletrônicas da Microsoft Excel. Os resultados evidenciam que no estado as culturas de aveia (85,67%), cevada (80,81%), cebola (80,38%), alho (80,17%) e trigo (76,11%) se destacam nas safras de inverno, principalmente, nas microrregiões de Ituporanga, Curitibanos, Campos de Lages, Xanxerê e Joaçaba. O preço de venda do alho apresentou o maior valor agregado por tonelada, embora também possua os maiores custos operacionais, correspondentes a 80,17% do preço. O trigo destacou-se pelo equilíbrio entre receita e custo, evidenciando maior margem bruta (R$ 374,85/t) entre os cinco produtos analisados. A cebola, apesar de custos elevados por hectare, manteve receita estável e rentável. As culturas de aveia e cevada apresentaram preços mais baixos, sendo utilizadas principalmente em sistemas de rotação ou cobertura do solo. Conclui-se que as culturas de inverno possuem potencial estratégico no fortalecimento da sustentabilidade econômica das propriedades rurais catarinenses. A diversificação, a cobertura vegetal e a manutenção de renda no período da entressafra evidenciam sua relevância no contexto agrícola estadual.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2025
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/12031
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daví Henrique Cruz Vieira.pdfTCC474,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.