Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/11780
Título: Inteligência artificial e ética: uma análise comparativa entre métodos de detecção de textos gerados por inteligência artificial
Autor(es): Camargo Júnior, Gilmar Valentim
Orientador(es): Oliveira, Marlon de Matos de
Palavras-chave: Inteligência artificial
Detecção de textos gerados por IA
Classificação de textos
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Ciência da Computação da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O avanço de grandes modelos de linguagem (LLMs), como ChatGPT e GPT-4, impulsionou um aumento nas pesquisas sobre detecção de conteúdo gerado por IA, motivado por preocupações éticas, acadêmicas e de desinformação. O trabalho de Wu et al. (2025), corrobora essa necessidade ao destacar os desafios crescentes da área, como as falhas de ferramentas comerciais, as limitações dos conjuntos de dados e a dificuldade humana em distinguir textos sintéticos. Inserido nesse contexto, este trabalho realiza uma avaliação comparativa de quatro classificadores: BERT, XGBoost, SVM e Regressão Logística, utilizando o dataset "AI vs Human Text". Após o treinamento com 60.000 textos, todos os modelos foram avaliados por métricas de acurácia, precisão, revocação e F1-score. Os resultados destacam o XGBoost com 99,26% de acurácia e o SVM com 99,23%, que, apesar do menor custo computacional em relação ao BERT, mostraram-se igualmente eficazes para a tarefa de detecção.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2025
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/11780
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (COM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gilmar Valentim Camargo Júnior.pdfTCC5,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.