Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/11717
Título: Desenvolvimento de um protótipo para determinar o índice de palsticidade por força de indentação
Autor(es): Constantino, Daiane Da Rocha Porto
Orientador(es): Bernardin, Adriano Michael
Palavras-chave: Plasticidade
Indentação
Limite de liquidez
Limite plástico
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, aprovado pela Banca Examinadora para obtenção do grau de Engenheiro de Materiais, do Curso de Engenharia de Materiais, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A plasticidade é uma das mais importantes propriedades dos argilominerais e materiais construídos por estes minerais,determinando o estado de consistência necessário para as várias rotas de fabricação de produtos cerâmicos ou mesmo para o estudo de solos. Os métodos tradicionais para a determinação da plasticidade são empíricos, baseados em variáveis qualitativas que podem resultar em erros quando da determinação do estado de consistência dos materiais. Este trabalho objetivou o desenvolvimento de um plasticímetro por indentação, onde a força de penetração no material em função da sua umidade é utilizada como critério para a plasticidade. Para o desenvolvimento do protótipo foi utilizada a metodologia para projeto de produto, e o desempenho do protótipo foi comparado à técnica de Pfefferkorn. Os resultados obtidos mostraram que o Plasticímetro por indentação apresenta grande precisão, mas que os critérios para determinação do Índice de Plasticidade por indentação devem ser reavaliados.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2007
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/11717
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.