Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/11706
Título: Influência do tipo de argila nas características fisico-químicas e propriedades dos engobes de monoqueima
Autor(es): Tertuliano, Tatiane Campos
Orientador(es): Bernardin, Adriano Michael
Palavras-chave: Englobe
Argilas
Propriedades físicas
Propriedades químicas
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, aprovado pela Banca Examinadora para obtenção do grau de Engenheiro de Materiais, do Curso de Engenharia de Materiais, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Os engobes são de grande importância para a indústria cerâmica. Com o natural avanço tecnológico, deixou de ser uma mistura de matérias-primas baratas com a finalidade de esconder a cor do suporte e passou a ser um material que confere vantagens técnicas importantes como impermeabilidade, além de realçar as cores e as características da cobertura final do produto. Para o desenvolvimento de um engobe, deve-se partir de uma mistura de matérias-primas definida com critério, a qual irá sofrer inúmeras transformações físico-químicas durante o processo produtivo até que se alcancem as propriedades do engobe que são requeridas pelo produto final. Cada uma das matérias-primas adicionadas irá desempenhar um papel determinado e dentre estas, serão as argilas responsáveis em grande parte por diversas propriedades, tais como impermeabilidade, retração linear de queima, perda ao fogo, brancura,opacidade, intensidade de mancha d'água e, principalmente, plasticidade. A partir do estágio supervisionado, realizado na empresa Cecrisa S.A. -Unidade 6- Portinari, foi possível observar que o controle da matéria-prima argilosa que hoje é incorporada na formulação do engobe utilizado na linha de produção da fábrica é feito somente com base no laudo técnico enviado pelo seu fornecedor. No engobe o controle de liberação é feito pel análise dilatométrica e pela cor de queima, sendo que no produto final é feito a análise de intensidade de mancha d'água e de aspectos visuais de sua superfície. Caso haja a necessidade de substituição da argila padrão na formulação do engobe , poderão aparecer defeitos no produto após a queima, causados simplesmente por uma pequena alteração na composição da argila e que não poderão ser entendidos devido à falta de um estudo mais mais aprofundado sobre a influência de sua composição. Em virtude do problema exposto, a realização deste estudo objetivou a caracterização através da análise química, mineralógica, distribuição do tamanho de partícula e do aspecto visual da cor de queima de três argilas diferentes para possíveis substituições, sendo analisada também a argila padrão para fins de comparação. Os engobes formulados por estas argilas foram analisados pelos ensaios de viscosidade, cor de queima, perda de fogo, retração linear, análise térmica diferencial (ATD), dilatometria e mancha d'água. por meio dos resultados obtidos nestes ensaios pode ser definida a argila que mais se assemelha à argila padrão e que provavelmente seria utilizada no caso da necessidade de uma possível substituição.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2005
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/11706
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.