Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/11615
Título: Práticas de responsabilidade social universitária: análise de percepção em uma instituição de ensino superior privada
Autor(es): Ferro, Filipe Leão
Orientador(es): Camilo, Sílvio Parodi Oliveira
Co-orientador: Watanabe, Melissa
Palavras-chave: Universidades e faculdades - Aspectos sociais
Responsabilidade educacional
Responsabilidade social da empresa
Responsabilidade Social Universitária (RSU)
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento Socioeconômico.
Resumo: Esta pesquisa possui como campo temático a Responsabilidade Social Empresarial (RSE) com ênfase no âmbito do ensino superior: a Responsabilidade Social Universitária (RSU). Utiliza a Teoria dos Stakeholders para se integrar aos pressupostos da responsabilidade social e, especialmente, considerar a percepção dos colaboradores sobre as práticas de RSU. Nesse sentido, O objetivo geral da pesquisa é propor um modelo sistematizado de mensuração, por meio de análise descritiva, da percepção dos colaboradores de Instituições de Ensino Superior (IES) acerca de práticas de Responsabilidade Social Universitária (RSU). Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática da qual resultaram 65 artigos para embasamento teórico e desenvolvimento das dimensões, perspectivas e indicadores a serem utilizados para o desenvolvimento do modelo proposto. A análise da literatura científica permitiu identificar seis dimensões, são elas: Práticas organizacionais humanas, Práticas Trabalhistas, Extensão acadêmica, Atuação setorial externa, Campus sustentável e Relacionamento com o discente. Estas diretrizes e suas 27 perspectivas serviram a elaboração de indicadores de RSU, apreciados em escala Likert, mediante aplicação de questionário, permitindo o cálculo de um índice de percepção, classificável em 5 níveis de classificação. Os resultados indicaram uma a baixa adesão ao questionário aplicado para coleta da percepção das práticas de RSU pelos colaboradores de uma IES selecionada como unidade de análise. Apesar de poucos respondentes, as apreciações dos colaboradores apontaram para uma percepção aceitável da IES como responsável socialmente. Alguns colaboradores se demonstraram mais alheios às práticas de RSU de um modo geral, avaliando melhor as práticas de RSU da IES voltadas para o ambiente externo, o que sugere maior preocupação externa do que interna do ponto de vista da RSU. O estudo concluiu que mais pesquisas e desenvolvimento de metodologias como essa são necessárias, dadas as análises em reponsabilidade social se restringirem em sua maioria a estudos exploratórios e de caráter básico-qualitativo.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2024
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/11615
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Filipe Leão Ferro.pdfDissertação980,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.