Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1155
Título: Análise experimental da influência da geometria da seção transversal na capacidade portante de vigas de concreto armado
Autor(es): Laurindo, Mateus Ronchi
Orientador(es): Vargas, Alexandre
Palavras-chave: Concreto armado
Vigas de concreto
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC - como requisito parcial para obtenção do Grau de Bacharel.
Resumo: O estudo de vigas de concreto armado se justifica pela importância e quantidade desse elemento num sistema estrutural, especialmente nas estruturas denominadas convencionais. No dimensionamento das vigas a seção transversal adotada implica diretamente na capacidade portante desse elemento. O presente trabalho objetiva avaliar experimentalmente o comportamento estrutural de vigas de concreto armado com o mesmo vão, o mesmo tipo de concreto, a mesma armadura, porém com diferentes seções transversais, quando submetidas a ensaios de flexão em quatro pontos. O programa experimental se ateve ao monitoramento dos deslocamentos verticais e as cargas aplicadas para obtenção da flecha admissível e ruptura de doze vigas de concreto armado, com quatro diferentes tipos de seção transversal: retangular, trapezoidal, trapezoidal invertida e seção “T”. Foi ainda analisada a relação custo x benefício para cada tipologia de vigas. Os resultados obtidos evidenciaram que a seção que apresentou os melhores resultados tanto na capacidade portante quanto na relação custo benefício foi à seção T.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2012
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1155
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ECI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mateus Ronchi Laurindo.pdfArtigo399,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.