Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/11508
Título: Fraturas de mandíbula na remoção de terceiros molares: uma revisão integrativa
Autor(es): Carlos Alexandre Maravai Cabral, Yuri Da Silva Caznok
Palavras-chave: Fratura de mandíbula
Terceiros molares
Exodontia
Complicações cirúrgicas
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do Grau de Bacharel no Curso de Odontologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A remoção de terceiros molares é um dos procedimentos mais comuns na prática odontológica, mas, apesar de ser rotineira, pode causar complicações severas, como a fratura mandibular, especialmente quando há fatores predisponentes, como ossos fragilizados e técnicas inadequadas. Este artigo tem como objetivo revisar as principais causas de fraturas mandibulares associadas à extração de terceiros molares, além de discutir os fatores de risco e as abordagens terapêuticas. Foi realizada uma revisão integrativa, utilizando estudos publicados entre 2014 e 2024 nas bases de dados SciELO e PubMed. Os resultados apontam que a idade avançada, a posição do dente e o uso de força excessiva durante a cirurgia estão entre os principais fatores de risco para a fratura mandibular. Conclui-se que a prevenção depende de uma correta avaliação clínica e radiográfica, associada ao uso de técnicas cirúrgicas adequadas.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2024
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/11508
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ODO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carlos Alexandre Maravai Cabral e Yuri Da Silva Caznok.pdfTCC1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.