Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/11442
Título: Central de material e esterilização: diferenças e aproximações dos parâmetros de funcionamento em unidades de pronto atendimento
Autor(es): Gomes, Assis Bitencourt
Orientador(es): Dagostin, Valdemira Santina
Palavras-chave: Central de materiais e esterilização
Embalagens
Validação
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Enfermagem da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O processamento de artigos no Centro de Material e Esterilização é uma atividade complexa. Assim, a equipe de enfermagem, dentro de suas atribuições, planeja, executa e monitora as atividades, utilizando indicadores de qualidade para assegurar uma assistência indireta que seja segura, preventiva, padronizada e sistematizada. Objetivo: Caracterizar as diferenças e aproximações nas Centrais de Materiais e Esterilização das Unidades de Pronto Atendimento de municípios do Sul de Santa Catarina. Metodologia: A pesquisa de cunho qualitativa, exploratória, descritiva e de campo foi realizada com técnicos de enfermagem e enfermeiras responsáveis pelas centrais de materiais e esterilização de quatro Unidades de Pronto Atendimento, com os dados coletados através da observação do campo e de entrevista com questionário pré-estabelecido. Resultados: Os resultados mostram que, embora as equipes reconheçam a importância da validação da esterilização, elas enfrentam dificuldades na compreensão e aplicação dos conceitos, essas dificuldades geram dependência de práticas rotineiras, somadas à sobrecarga de trabalho por falta de pessoal, aumentam os riscos de erros e comprometendo a qualidade da esterilização e do atendimento. Conclusão: Portanto, é crucial implementar estratégias de capacitação e formação contínua para os profissionais, a fim de aprimorar seu entendimento sobre os métodos de validação e a importância dos processos de esterilização. Além disso, uma revisão na estrutura de trabalho e na distribuição de recursos humanos se faz necessária para garantir um ambiente de trabalho mais eficiente e seguro, minimizando riscos e melhorando a qualidade dos serviços prestados na área da saúde.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2024
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/11442
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (ENF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.