Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/11428
Título: Os trabalhadores rurais e o cultivo de tabaco em Içara de 1990 - 2018
Autor(es): Souza, Rayane Layra de
Orientador(es): Zanelatto, João Henrique
Co-orientador: Estevam, Dimas de Oliveira
Palavras-chave: Tabaco – Cultivo – Içara (SC)
Agricultura familiar
Trabalhadores rurais
Relação de trabalho
Fumicultura – Içara (SC)
Descrição: Dissertação a ser apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento Socioeconômico.
Resumo: Iniciamos destacando que o presente estudo foi realizado no contexto de pandemia Covid 19 com dimensão planetária, e especialmente o Brasil por conta da política negacionista do governo Bolsonaro. Essa pandemia ceifou milhares de vidas e impactou profundamente nas relações sociais, econômicas, no mundo do trabalho e também no desenvolvimento dessa pesquisa. Assim, a dissertação teve como objetivo analisar as diversas relações de trabalho, que permearam o processo do cultivo da fumicultura no município de Içara, entre as décadas de 1990 a 2018. Para o desenvolver da análise das alterações nessas relações de trabalho, nos fundamentando nos estudos desenvolvidos por E. P. Thompson, principalmente no conceito de Experiência. Buscamos entender, como o contexto familiar, a integração com as fumageiras, a contratação de mão de obra externa, entre outras relações de trabalho estão envolvidas no processo de desenvolvimento do cultivo de tabaco. Desse modo, destacamos a relevância do cultivo do tabaco na perspectiva socioeconômica para o município de Içara, abordamos o crescimento e a comercialização do tabaco no mercado interno e externo, contextualizando a expansão do tabaco em Içara e Santa Catarina. Analisamos o processo de instalação do sistema de plantio de tabaco no modelo integrado no município de Içara, e as relações dos produtores de tabaco com as empresas fumageiras, (proprietários/empresa fumageira, proprietário/agregado ou arrendatário e agregado ou arrendatário/trabalhador diarista). Buscamos compreender de que modo estavam organizados os movimentos dos trabalhadores rurais (Associações, Sindicatos...) produtores de tabaco em Içara, com ênfase nas experiências cotidianas dos agricultores rurais, no processo de desenvolvimento das atividades fumageira; (lazer, educação, saúde...)
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2021
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/11428
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rayane Layra de Souza.pdfDissertação1,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.