Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/11419
Título: A implementação das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil do município de Criciúma/SC na perspectiva dos professores e gestores
Autor(es): Marcineiro, Silvana Alves Bento
Orientador(es): Bittencourt, Ricardo Luiz
Palavras-chave: Educação infantil – Currículos – Criciúma (SC)
Educação infantil – Planejamento – Criciúma (SC)
Professores de educação infantil
Proposta curricular
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação.
Resumo: O presente estudo buscou responder à seguinte questão: como está ocorrendo a implementação das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil do município de Criciúma/SC, na perspectiva dos professores e gestores que atuam nos CEIMs da rede municipal de ensino de Criciúma/SC? Para isso, foram traçados os seguintes objetivos: a) Analisar a compreensão de professores e gestores sobre o processo de implementação das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil (DCEI) do Município de Criciúma/SC; b) Verificar se os professores e gestores manifestam, em suas falas, a apropriação dos conceitos presentes nas Diretrizes Curriculares da Educação Infantil, DCEI; Os principais autores que embasaram teoricamente a pesquisa foram: Barbosa (2009), Kuhlmann (2004), Oliveira (2011) e Vygotski (1998). Para alcançar os objetivos propostos, a pesquisa caracterizou-se como qualitativa, de cunho descritivo e interpretativo. Dessa forma, foi disponibilizado um questionário aos professores e gestores dos CEIMs da rede municipal, utilizando, como ferramenta, o Google Forms. A análise dos dados se deu a partir da Análise de Conteúdo de Bardin (2004). Os dados obtidos permitiram identificar o perfil dos professores e gestores participantes da pesquisa, como aconteceu a implementação na perspectiva dos participantes e, também, a prática pedagógica dos professores e gestores a partir das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil. Os resultados da pesquisa revelaram que o processo de implementação da DCEI é complexo e exige o envolvimento de todos os atores: professores, gestores e Secretaria de Educação. Ademais, o estudo oportunizou uma reflexão sobre a importância da oferta da formação continuada aos profissionais para que compreendam os conceitos descritos no documento que direciona o fazer pedagógico nas instituições de Educação Infantil.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2024
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/11419
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silvana Alves Bento Marcineiro.pdfDissertação662,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.