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http://repositorio.unesc.net/handle/1/11406
Título: | O ensino do jogo coletivo na escola: sistematização de conhecimentos a serem aprendidos nas aulas de educação física |
Autor(es): | Milak, Isabela Natal |
Orientador(es): | Ortigara, Vidalcir |
Palavras-chave: | Educação física escolar Esportes coletivos – Estudo e ensino Jogos em grupo – Estudo e ensino Cultura corporal de movimento |
Descrição: | Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, como requisito parcial para a obtenção do título de Doutor(a) em Educação. |
Resumo: | Esta pesquisa tem como título O Ensino do Jogo Coletivo na Escola: sistematização de conhecimentos a serem aprendidos nas aulas de Educação Física. Objetivou-se caracterizar e propor um modo de análise e sistematização dos conhecimentos do Jogo coletivo a serem ensinados e aprendidos nas aulas de Educação Física na direção de uma atuação voluntária, intencional e consciente dos sujeitos. Para isso, buscou-se: compreender a relação entre os objetos de ensino das disciplinas escolares, as teorias pedagógicas e a função social da escola; problematizar o processo de proposição dos conhecimentos de ensino da Educação Física atrelado ao seu processo de desenvolvimento histórico; sistematizar os conhecimentos do Jogo Coletivo a serem ensinados e aprendidos em uma perspectiva histórico-cultural de desenvolvimento humano. A sistematização dos conhecimentos ocorreu por meio da análise de cenas envolvendo a problemática geral de ocupação do espaço considerando a existência de objetivos mutuamente opostos entre si a partir dos jogos: conquista das bolas; pique-bandeira e sete passes. Essas cenas, fictícias em sua existência singular, carregam consigo os componentes gerais que permitem evidenciar um sistema de problemáticas existentes nos Jogos Coletivos, necessário de ser percebido pelos jogadores. Ao mesmo tempo, com a análise das cenas, buscou-se anunciar o sistema de conhecimentos que responde a tais problemáticas e permite uma atuação cada vez mais voluntária e criadora dos sujeitos no jogo. Para tratar dos conhecimentos de Jogo, dialogou-se principalmente com Mahlo (1979), Bayer (1994), Garganta (1998), Nascimento (2014), Euzébio (2017) e Colombo (2021). O sistema de conhecimentos a que se chegou a partir das cenas analisadas foi o seguinte: 1. Os objetivos e condições iniciais de Jogo a partir dos quais se atua podem trazer vantagens ou desvantagens para os resultados da partida que não são diretamente controladas pelos jogadores, mas é com base neles que os jogadores podem criar novos objetivos e condições para si. 2. As situações de vantagem de Jogo podem ser intencionalmente criadas quando se organizam ações coletivas (de ataque e de defesa) nas quais cada jogador tem uma ação específica, mas todos atuam para um mesmo objetivo final. 3. A criação de ações de Jogo cada vez mais precisas e sofisticadas se dá a partir do nível de conhecimento que se tem do Jogo (objetivos e condições), das informações que se tem sobre os jogadores com quem se joga (forças e fraquezas) e das ações de Jogo realizadas. 4. Ações técnicas cada vez mais sofisticadas são produzidas como respostas necessárias à atuação tática e estratégica da equipe. Conclui-se que os conhecimentos do Jogo necessários de serem ensinados e aprendidos aparecem e se realizam como instrumento para o professor de Educação Física por meio do estudo de determinadas situações particulares que permitem evidenciar tanto o caráter sistemático do conhecimento quanto o caráter criador da atividade docente. |
Idioma: | Português (Brasil) |
Tipo: | Tese |
Data da publicação: | 2023 |
URI: | http://repositorio.unesc.net/handle/1/11406 |
Aparece nas coleções: | Teses (PPGE) |
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