Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/11118
Título: Avaliação das propriedades mecânicas de longarinas obtidas a partir da laminação de tarugos e de placas de aço
Autor(es): Comim, Laís Martinelli
Orientador(es): Arnt, Ângela Beatriz Coelho
Palavras-chave: Longarinas
Propriedades mecânicas
Aço
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso aprovado pela Banca Examinadora para obtenção do Grau de Engenheira de Materiais, no Curso de Engenharia de Materiais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O aço SAE 1522 é muito utilizado em longarinas de caminhões por ser um aço estrutural. Longarinas são componentes que constituem o chassi de carretas, conferindo rigidez estrutural ao mesmo. São fabricadas pelo processo de laminação à quente com a utilização de placas e/ou tarugos de aço como matéria-prima. Neste trabalho foram avaliadas as propriedades mecânicas de longarinas obtidas por laminação a quente, em laminadores do tipo trio, a partir de tarugos e placas de aço SAE 1522. Para tanto foram realizados ensaios de resistência à tração, análises químicas e análises metalográficas antes e após o processo de laminação, medidas de dureza e testes de dobramento. Durante o processo foi realizada a medição da temperatura entre passes de laminação. Os resultados das análises químicas apontam similaridade nas composições químicas das matérias-primas utilizadas; os ensaios metalográficos mostraram um aparecimento de grãos maiores na matéria prima placa sem um alinhamento de acordo com a direção de laminação. As medidas de dureza apresentaram similaridade em ambas as longarinas e o teste de dobramento mostrou o aparecimento de pequenas trincas superficiais. Com os ensaios de tração, foi possível perceber que as longarinas provenientes de tarugos possuem tensões máximas e de ruptura superiores. Este trabalho revelou que as longarinas provenientes de tarugos possuem uma microestrutura mais homogênea, bem como tensão de escoamento e tensão de ruptura maiores quando comparadas ao das longarinas provenientes de placas.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2011
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/11118
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.