Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/11087
Título: Avaliação do desempenho de moagem de concentrado base nitrocelulose por meio de alterações de parâmetros do processo de moagem
Autor(es): Baldin, Mario César
Orientador(es): Silva, Luciano da
Palavras-chave: Moagem
Pigmentos orgânicos
Tintas flexográficas
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso aprovado pela Banca Examinadora para obtenção do Grau de Engenheiro, no Curso de Engenharia de Materiais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, com Linha de Pesquisa em Polímeros.
Resumo: As tintas de modo geral são misturas de produtos químicos que em geral contém resinas, solventes, aditivos, pigmentos e etc. Os pigmentos são utilizados em sua maioria para conferir cor. Os pigmentos não podem ser adicionados à tinta de maneira pura como pó, devem ser primeiramente encapsulados pela resina, moídos através de moinhos a partículas primárias formando assim a pasta concentrada. Verificou-se que algumas pastas, durante o processo de moagem, ficavam muito tempo nos moinhos para atingirem as especificações desejadas como transparência e tonalidade, requerendo um maior consumo de energia elétrica, mão-de-obra para o retrabalho e menor produtividade. Nunca houve estudos que comprovem que os parâmetros hoje empregados nos moinhos da Anjo Química são os mais eficientes. A primeira etapa do trabalho será avaliar qual vazão é mais eficiente para moer a pasta em regime interrupto (por passes), que consiste em armazenar toda a pasta moída em um tanque diferente da qual estava antes de moer. Serão utilizados quatro níveis de vazão, 400, 800, 1200 e 1600 L/h para o processo por passes. No processo contínuo, que consiste em devolver a pasta moída para o mesmo tanque de origem mantendo um sistema fechado de recirculação, será avaliado as vazões de 1600 e a vazão máxima do moinho de 2020 L/h, que é utilizado atualmente. Posteriormente será analisada a moagem com a variação de rotação do moinho, com valores inferiores a 755 rpm, sendo este valor a rotação máxima suportada. Os resultados mostraram que com a diminuição da vazão há uma melhora na transparência e intensidade da pasta, mas vazões muito baixas implicam na necessidade de mais tempo para todo material passar pela moagem. Como resultado final, o processo mais eficiente foi em regime de recirculação com a vazão de 1600 L/h, mesclando rapidez de moagem com boas propriedades da pasta para este estudo de caso.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2010
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/11087
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.