Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/11084
Título: Análise de parâmetros de tratamento térmico para engrenagens utilizadas em sistemas de transporte de grãos tipo redler
Autor(es): Silva, Flávia Costa da
Orientador(es): Rocha, Márcio Roberto da
Palavras-chave: Tratamento térmico
Ferro fundido
Processo de fabricação
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso aprovado pela Banca Examinadora para obtenção do Grau de Engenheira de Materiais, no Curso de Engenharia de Materiais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, com Linha de Pesquisa em metalurgia.
Resumo: Este trabalho trata da análise de um tratamento térmico aplicado em engrenagens de ferro fundido nodular utilizadas em equipamentos transportadores de grãos, tipo Redler, que são projetados e produzidos pela metalúrgica Industrial Pagé. O trabalho tem como objetivo a otimização dos parâmetros de tratamento térmico de têmpera e revenido destas engrenagens, otimizando custos relacionado aos processos e aumentando a expectativa de vida da peça. O tratamento de têmpera e revenido foi aplicado em comparação ao de têmpera por chama que é realizado atualmente pela empresa. Este tratamento é realizado de forma empírica e sem um controle efetivo das propriedades. Esta falta de controle faz com que algumas engrenagens possam apresentar características de alta dureza, podendo ocorrer trincas, enquanto outras apresentam baixa resistência, causadas pela falta de controle do procedimento. Portanto, a aplicação do tratamento térmico de têmpera e revenido no forno pode contribuir no processo de forma que todas as peças sejam tratadas da mesma maneira, garantindo homogeneidade na peça e no lote de peças. Neste sentido, no intuito de melhorar o desempenho destas engrenagens e principalmente garantir a constância de propriedades mecânicas foi realizado um estudo sistemático do processo de tratamento destas peças. Para isto, foram executadas análises a nível laboratorial e na própria empresa, sendo os resultados avaliados tanto em nível de utilização de equipamento e recursos materiais, quanto de utilização de mão de obra. A partir de análises de micrografia, dureza e dos resultados obtidos no ensaio de abrasão verificou-se que a utilização de tratamentos térmicos convencionais de têmpera pode ser uma opção para o tratamento térmico de têmpera superficial, atualmente utilizado na empresa. Sugere-se tempos menores de austenitização e de revenido, os quais poderão garantir um desempenho equivalente às peças tratadas superficialmente. Além disso, a viabilidade do tratamento de têmpera e revenido em forno é confirmada através dos custos de cada processo que leva em consideração mão de obra e consumíveis.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2010
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/11084
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.