Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/11082
Título: Estudo da potencialidade de fabricação de células fotovoltaicas empregando polianilina e TiO2
Autor(es): Milanez, Mateus
Orientador(es): Fiori, Márcio Antônio
Palavras-chave: Energia fotovoltaica
Células fotovoltaicas
Dióxido de titânio
Polianilina
Descrição: Trabalho de Conclusão do Curso, apresentado a banca examinadora do Curso de Engenharia de Materiais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Este trabalho teve como finalidade a realização de estudos da potencialidade do desenvolvimento de células fotovoltaicas empregando a Polianilina (PANI), Dióxido de Titânio (TiO2) e um vidro condutor (ITO), dispostos em multicamadas. Foi empregado o ITO como base para três configurações de células fotovoltaicas: ITO/PANI/ITO, ITO/TiO2/ITO e ITO/PANI/TiO2/ITO. As três configurações foram testadas quanto a capacidade de transformação da energia armazenada na radiação solar em energia elétrica. As camadas de TiO2 foram produzidas empregando uma solução de sol-gel de TiO2 e as camadas de PANI por meio de eletrodeposição. Como esperado pelo objeto deste trabalho, de modo geral, os resultados demonstraram de forma satisfatório a possibilidade do desenvolvimento de células fotovoltaicas a partir de diferentes configurações destes materiais.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2010
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/11082
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.