Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unesc.net/handle/1/10983
Título: | Gamificação em ambientes virtuais de aprendizagem: uma proposta de framework para integração de recursos utilizando ferramentas livres |
Autor(es): | Salvador, Luiz Gustavo Fontanela |
Orientador(es): | Gonçalves, Leila Laís |
Palavras-chave: | Gamificação Framework Octalysis (Framework) |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Ciência da Computação da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. |
Resumo: | A gamificação é o uso de elementos de jogos para aumentar o engajamento e a motivação em atividades diárias, sendo uma ferramenta para incentivo do desempenho na educação. Entre as ferramentas para aplicar essa metodologia, está o framework Octalysis desenvolvido por You-Kai Chou, que inclui oito gatilhos motivacionais, que facilitam a aplicação da gamificação. Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), como o Moodle, podem utilizar dessas estratégias para oferecer educação acessível, permitindo a gestão e interação de uma sala de aula virtual. O Moodle suporta plugins que permitem a implementação de técnicas de gamificação. A pesquisa sugere um novo framework aplicado a um plugin para integrar soluções de gamificação no Moodle, baseado no modelo Octalysis, fornecendo um guia para desenvolver essas estratégias com ferramentas livres. |
Idioma: | Português (Brasil) |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
Data da publicação: | Jul-2024 |
URI: | http://repositorio.unesc.net/handle/1/10983 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (COM) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luiz Gustavo Fontanela Salvador.pdf | TCC | 1,95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.