Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10920
Título: Avaliação de sintomas depressivos em pacientes portadores de fibromialgia
Autor(es): Mello, Bruno Ronchi
Silva, Renan Gomes
Palavras-chave: Fibromialgia
Sintomas depressivos
Dor crônica
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Medicina da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Medicina.
Resumo: Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar a associação entre os fatores sociodemográficos e clínicos em pacientes portadores de fibromialgia e a prevalência de sintomas depressivos. Desenvolvimento: Para este estudo foram avaliados 80 pacientes do ambulatório das clínicas integradas da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Os questionários utilizados foram a escala Fibromyalgia Impact Questionnaire (FIQ) para a avaliação da Fibromialgia, Patient Health Questionnaire-9 (PHQ-9) para avaliação dos sintomas depressivos, Escala Visual Analógica da dor (EVA) para graduação da dor e, também um questionário produzido pelos pesquisadores. Resultados: Este estudo encontrou uma prevalência de 87,4% de sintomas depressivos nos pacientes entrevistados, desses depressão grave representou 33 (41,3%). Conclusões: Esses resultados destacam a complexidade da relação entre a depressão e diversos fatores de saúde e estilo de vida, e ressaltam a importância de abordagens multifacetadas no manejo e tratamento da depressão, levando em consideração não apenas os sintomas emocionais, mas também os aspectos físicos e comportamentais do indivíduo.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2024
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10920
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (MED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.