Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10880
Título: Osteotomia de uma displasia fibrosa craniofacial em maxila: um relato de caso clínico
Autor(es): Rosa, Isadora Schvartz da
Silva, Natalia Borges da
Orientador(es): Martins, Luiz Gustavo Teixeira
Palavras-chave: Displasia fibrosa óssea
Tecido ósseo
Maxila
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do Grau de Bacharel no Curso de Odontologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A Displasia Fibrosa (DF) Óssea, consiste em uma osteopatia benigna incomum proveniente de uma mutação genética no gene GNAS, onde o tecido ósseo normal é substituído por tecido fibro-ósseo. Pode aparecer em qualquer parte do corpo, porém em sua grande maioria acomete a região do crânio, sendo então nomeada como Displasia Fibrosa Craniofacial (DFC) onde dentre os ossos da face a maxila é um dos mais afetados. O diagnóstico preciso ocorre através da avaliação dos exames clínicos, radiográficos e a análise histopatológica a fim de se realizar a correta intervenção desta desordem congênita. Em conclusão, o caso retrata a necessidade de conhecimento da patologia para uma abordagem correta no tratamento da DF, levando em consideração a possibilidade de recidiva. Acompanhar a lesão é de extrema importância para observar a evolução da doença e adaptar uma intervenção adequada e necessária.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2024
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10880
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ODO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Isadora Schvartz da Rosa e Natália Borges da Silva.pdfTCC1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.