Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10878
Título: Laserterapia no tratamento da disfunção na articulação temporomandibular: revisão bibliográfica integrativa
Autor(es): Franco, Iasmin Pereira
Marangoni, Juliane Julya Flores
Orientador(es): Veronez, Felipe Cechinel
Palavras-chave: Disfunção temporomandibular
Laser de baixa intensidade
Tratamento da disfunção temporomandibular
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do Grau de Bacharel no Curso de Odontologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A disfunção temporomandibular (DTM) é uma condição que afeta a articulação temporomandibular e os músculos da face, causando dor orofacial, dificuldade abertura da boca, dores de cabeça, entre outros sintomas. O tratamento geralmente envolve uma abordagem multidisciplinar para aliviar os sintomas e melhorar a função mandibular. A laserterapia pode ser uma opção eficaz para o tratamento da DTM, ajudando a reduzir a dor, melhorar a função mandibular e promover o processo de cicatrização tecidual. Esta revisão bibliográfica integrativa teve o objetivo de buscar evidências científicas sobre a eficácia da terapia com laser de baixa intensidade como uma alternativa para o tratamento da disfunção temporomandibular, com o objetivo de determinar se o laser pode aliviar a dor, reduzir a inflamação e restaurar a funcionalidade dos músculos. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica utilizando as bases de dados SciELO, PubMed e Medline. Para identificar estudos científicos relevantes, encontrados através das expressões “temporomandibular dysfunction”, “low intensity laser”, “laser therapy” e “orofacial pain”, que avaliassem esta associação. Foram analisadas informações referentes a tipo de disfunções temporomandibulares, origem da dor temporomandibular, diagnóstico da disfunção, tratamento da disfunção temporomandibular e características do laser. Dos estudos incluídos, expressa de forma clara e categórica sobre a eficácia da laserterapia de baixa intensidade no tratamento da disfunção temporomandibular (DTM). Dos 25 estudos incluídos nesta revisão, 100% demonstraram resultados consistentes na redução da dor associada à DTM após o tratamento com Laser de baixa intensidade (LLLT). Esses achados corroboram a eficácia dessa modalidade terapêutica como um meio eficaz de alívio da dor em pacientes com DTM.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2024
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10878
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ODO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Iasmin P. Franco e Juliane J. F. Marangoni.pdfTCC320,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.